Quadrienal 2021-2024
Última modificação: Segunda-feira, 24 de março de 2025
Neste espaço, a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação disponibilizará documentos orientadores para o preenchimento dos dados nos coletas Capes na plataforma Sucupira da CAPES.
No processo de avaliação quadrienal do período 2021-2024, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGs) devem descrever suas Propostas na Plataforma Sucupira, o que requer que tenham bem definidos e delineados o planejamento estratégico, a autoavaliação e o impacto na sociedade.
Diversos documentos orientadores já estão disponíveis nos seguintes endereços eletrônicos da CAPES:
DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS - CEFET-MG
Plano Estratégico Institucional 2023-2032 – PEI/CEFET-MG – explicita a função social, a visão, os valores e os objetivos estratégicos do CEFET-MG no longo prazo.
Plano Estratégico Institucional 2023-2032
Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027 – PDI/CEFET-MG: explicita a política da Instituição para os próximos cinco anos, contemplando seus princípios orientadores, objetivos, metas e indicadores para esse período.
Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027
A Estratégia e a Estrutura da DPPG
A partir de suas políticas de pesquisa e pós-graduação, o CEFET-MG consolidou, nos últimos anos, um conjunto de programas de fomento para docentes e discentes, financiados, em parte, com recursos do seu orçamento; e geridos pela DPPG.
A DPPG tem trabalhado em diversas frentes para potencializar a consolidação dos outros programas de pós-graduação da instituição, as quais incluem: investimentos nos programas de pós-graduação; desenvolvimento de políticas de ações afirmativas para inclusão, acessibilidade e permanência; promoção de ações de internacionalização, entre outras.
Apresentação da DPPG – Estrutura organizacional
Avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu (discente e docente)
A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio da Coordenação de Avaliação e Regulação da Pós-Graduação (CAVPG), sob responsabilidade da servidora Patrícia Fonseca de Souza, torna público o resultado da Avaliação Institucional da Pós-Graduação para o período 2021-2024. Os questionários foram aplicados aos docentes e discentes de todos os Programas de Pós-Graduação do CEFET-MG por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA/CEFET-MG).
A seguir, apresentam-se os links dos Painéis em Power BI com os gráficos gerados a partir dos dados de Discentes e Docentes.
Egressos da Pós-Graduação
No CEFET-MG, o Acompanhamento de Egressos é um macroprocesso da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário, por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Carreiras (CDCA), tendo por objetivo promover ações voltadas para o processo de conhecimento, avaliação, acompanhamento e desenvolvimento da realidade profissional e acadêmica dos ex-alunos oriundos de qualquer um dos cursos da Instituição, visando subsidiar o planejamento, bem como a definição e a atualização das políticas acadêmicas da Instituição.
Marcos Institucionais do Acompanhamento de Egressos no CEFET-MG:
- Resolução CD-018/2021, de 19 de abril de 2021 – Aprova a Política de Acompanhamento de Egressos do CEFET-MG.
- Resolução CEXT-414/2021, de 12 de maio de 2021 – Aprova o Regulamento do Programa de Acompanhamento de Egressos
- Portaria DIR-456/2021, de 30 de junho de 2021 – Designa o Comitê Geral de Acompanhamento de Egressos do CEFET-MG
Políticas Afirmativas de inclusão, permanência e acessibilidade
A política afirmativa de cotas na pós-graduação stricto sensu foi regulamentada no CEFET-MG em 2022 com o objetivo de promover a inclusão e a equidade no acesso de pessoas negras (pretas e pardas), indígenas e com deficiência aos seus cursos de pós-graduação stricto sensu. Ela estabelece que sejam reservadas, no mínimo, 30% do total de vagas dos processos seletivos de alunos regulares para cada curso de mestrado e doutorado a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas e com deficiência.
Além disso, no que concerne à concessão de bolsas de mestrado e doutorado, desde que observados os critérios das agências de fomento, da DPPG e dos Programas de Pós-Graduação do CEFET-MG, deverão ser priorizados os alunos cotistas sobre os demais alunos regulares candidatos às bolsas quando verificada situação de vulnerabilidade social e financeira.
Regulamento de Ações Afirmativas – Resolução CEPE 07/22, de 29 de julho de 2022 -Regulamento do Programa de Ações Afirmativas para a Pós-Graduação stricto sensu do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Permanência e Êxito
Aos discentes da pós-graduação stricto sensu do CEFET-MG, destinam-se atualmente os Programas Institucionais de:
i) Bolsas de Mestrado e Doutorado do CEFET-MG (Resolução CD n. 32/22) – concede bolsas de mestrado e doutorado aos programas de pós-graduação stricto sensu do CEFET-MG com recursos do próprio orçamento;
ii) Auxílio Financeiro à Participação em Eventos (Portaria DIR n. 158/13) – fornece auxílio financeiro aos discentes da Instituição para apresentarem seus trabalhos em eventos, quando não há disponibilidade de recursos no âmbito do PROAP; e
iii) Programa de Alimentação – gerido pela Diretoria de Desenvolvimento Estudantil (DDE), atende aos alunos da pós-graduação, assim como os estudantes dos outros níveis de ensino da Instituição, por meio do fornecimento de almoço e jantar subsidiados (cerca de 75% do valor de custo das refeições é pago pelo CEFET-MG), nos restaurantes próprios dos campi de Araxá, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Nova Gameleira, Nova Suíça e Varginha.
Relatório sobre a Permanência e o Êxito dos Estudantes da Pós-Graduação Stricto Sensu – monitoramento e avaliação dos resultados e impactos dos programas de permanência estudantil voltados para a pós-graduação.
Acessibilidade
No CEFET-MG, os estudantes com necessidades educacionais específicas são atendidos pelo Núcleo de Acessibilidade e Apoio à Inclusão/NAAPI nos campi do CEFET-MG (guia de orientações sobre o NAAPI).
O NAAPI, criado pela Portaria DIR n.º 530/2022, promove as condições necessárias para o acesso, a permanência, a participação, o desenvolvimento da aprendizagem, a eliminação de barreiras de acessibilidade e a inclusão plena de estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas, no âmbito do respectivo campus.
Internacionalização CEET-MG
Programa Pesquisador Convidado: incentiva a participação de pesquisadores estrangeiros como membros estratégicos de projetos de pesquisa do CEFET-MG, bancas de defesa, como parceiros de proposição de projetos a fundos de financiamento internacionais; e coorientadores de alunos de mestrado e doutorado do CEFET-MG, entre outras ações. Especificamente, o CEFET-MG financia a vinda de pesquisadores estrangeiros para trabalharem nos PPGs durante curtos períodos (máximo de 10 dias).
Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Mestrado e Doutorado Sanduíche no Exterior
Repositório Institucional – RI/CEFET-MG
Política Informacional do Repositório Institucional – Resolução CD No 20, de 17 de julho de 2024.
Link para o Repositório Institucional do CEFET-MG
Financiamentos Institucionais (Programas de Fomento)
Discentes
Aos discentes da pós-graduação stricto sensu, destinam-se os Programas Institucionais de:
i) Bolsas de Mestrado e Doutorado do CEFET-MG (Resolução CD n. 32/22).
Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Mestrado e Doutorado
ii) Auxílio Financeiro à Participação em Eventos (Portaria DIR n. 158/13) – fornece auxílio financeiro aos discentes da Instituição para apresentarem seus trabalhos em eventos, quando não há disponibilidade de recursos no âmbito do PROAP.
Programa de Auxílio à Participação de Discentes em Eventos
Docentes
Aos docentes do CEFET-MG, estão disponíveis os Programas Institucionais de fomento:
i) Melhoria Qualitativa da Produção Científica – PROMEQ (Resolução CD n. 70/12): propicia o fomento para tradução e revisão de artigos em periódicos editados em língua inglesa;
ii) Programa Institucional de Apoio à Participação de Servidores em Eventos Técnico-Científicos, no País e no Exterior: concede auxílio financeiro aos servidores para participarem e apresentarem seus trabalhos em eventos técnico-científicos, em conformidade com a Resolução CD n. 07/23 (eventos no País) e com a Resolução CD n. 08/23 (Eventos no Exterior) e com a Instrução Normativa DPPG 04-2024.
Programa Institucional de Melhoria Qualitativa da Produção Científica – PROMEQ
Programa Institucional de Auxílio Individual para Apresentação em Eventos
Dados sobre o Fomento à Pesquisa e Pós-Graduação 2020-2024
Tabela com os Investimentos pelos Programas de Fomento da DPPG_2020-2024
Quantitativo de Alunos Matriculados e de Defesas da Pós-Graduação 2021-2024
Painel – Alunos ingressantes e matriculados versus Defesas
DOCUMENTOS DA CAPES
Calendários CAPES
Portaria nº 379, de 17 de dezembro de 2024 – Calendário do processo de Avaliação de Permanência 2021-2024 e das atividades da avaliação da pós-graduação stricto sensu para o ano de 2025.
Resumo:
Envio do Coleta pelos Coordenadores: 24/03/25
Envio à Capes pela DPPG: 31/03/2025
Módulo Destaques: 1 a 30 de abril/25
Parâmetros e Procedimentos da Avaliação Quadrienal CAPES
Portaria nº 39, de 27 de Fevereiro de 2025 – Altera a Portaria Capes nº 122, de 5 de agosto de 2021, que consolida os parâmetros e os procedimentos gerais da Avaliação Quadrienal da pós-graduação stricto sensu no Brasil de 2025, e dá outras providências.
Portaria CAPES 122-21 alterada pela Portaria CAPES 39-25 – Consolida os parâmetros e os procedimentos gerais da Avaliação Quadrienal de Permanência da pós-graduação stricto sensu no Brasil.
Ficha de Avaliação – CAPES
Link para as Áreas da Avaliação da CAPES
Orientações para o Coleta CAPES
Fluxo de ações para a Avaliação Quadrienal 2021-2024 – Capes
Curso Coleta – Curso ofertado pela Capes
Módulo I
https://youtu.be/CNX13d9wGwk?si=tzc5vDHOy6CF4hRi
Módulo II
https://youtu.be/hdBupj-jVC4?si=hU3ftdj6x4SfljhE
Módulo III
https://youtu.be/AMK9T7WupYs?si=gjeQ-RCL97pz6eOF
Outros vídeos
Link para o acesso ao PodCAPES
Destaques – Coleta Capes (Indicação de 1o a 30 de abril de 2025)
Documentos da Quadrienal 2017-2020
Orientações sobre o processo avaliativo – Informativo 01
Orientações sobre o processo avaliativo – Informativo 02
Manual Coleta Capes – v3.32.0 27maio/2020
Relatórios Técnicos CAPES
Relatório – Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação
Relatório – Impacto e Relevância Econômica e Social
Relatório – Inovação e transferência de conhecimento
Relatório – Internacionalização
Qualis Artístico Classificação de Eventos
Proposta de Classificação de Livros-Qualis Livro
Equivalência entre Conceitos e Notas
AÇÕES INSTITUCIONAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Ensino Remoto Emergencial (ERE) 2020-2021
Regulamentação do ERE
CEPE
RESOLUÇÃO CEPE 02/20 – Implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no CEFET-MG.
CPPG
RESOLUÇÃO CPPG 009/2020 – Diretrizes para a retomada das atividades letivas na pós-graduação por meio do ERE
RESOLUÇÃO CPPG 008/2020 – Regulamento para a realização de Bancas Examinadoras com participação remota.
RESOLUÇÃO CEPE 009/20 – Homologa a Resolução CPPG-008/2020.
Bolsas de Mestrado e Doutorado do CEFET-MG
Comunicado sobre a Prorrogação de Bolsas de Mestrado e Doutorado
Informações Institucionais sobre o ERE
https://www.cefetmg.br/coronavirus/
https://www.cefetmg.br/ensino-remoto-emergencial/
Reflexões, Ações e Avaliação do ERE
Retrospectiva sobre o ERE na Instituição
Boletim Diagrama
https://www.cefetmg.br/wp-content/uploads/2020/12/jornal_edicaoespecial_ERE-finalizado.pdf
Edição especial da Revista Túnel