MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Quadrienal 2021-2024

Última modificação: Segunda-feira, 24 de março de 2025

Neste espaço, a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação disponibilizará documentos orientadores para o preenchimento dos dados nos coletas Capes na plataforma Sucupira da CAPES.

No processo de avaliação quadrienal do período 2021-2024, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGs) devem descrever suas Propostas na Plataforma Sucupira, o que requer que tenham bem definidos e delineados o planejamento estratégico, a autoavaliação e o impacto na sociedade.

Diversos documentos orientadores já estão disponíveis nos seguintes endereços eletrônicos da CAPES:

https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/areas-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao#areas

https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/relatorios-tecnicos-e-grupos-de-trabalho

DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS - CEFET-MG

Plano Estratégico Institucional 2023-2032 – PEI/CEFET-MG – explicita a função social, a visão, os valores e os objetivos estratégicos do CEFET-MG no longo prazo.

Plano Estratégico Institucional 2023-2032

Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027 – PDI/CEFET-MG: explicita a política da Instituição para os próximos cinco anos, contemplando seus princípios orientadores, objetivos, metas e indicadores para esse período.

Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027


A Estratégia e a Estrutura da DPPG

A partir de suas políticas de pesquisa e pós-graduação, o CEFET-MG consolidou, nos últimos anos, um conjunto de programas de fomento para docentes e discentes, financiados, em parte, com recursos do seu orçamento; e geridos pela DPPG.

A DPPG tem trabalhado em diversas frentes para potencializar a consolidação dos outros programas de pós-graduação da instituição, as quais incluem: investimentos nos programas de pós-graduação; desenvolvimento de políticas de ações afirmativas para inclusão, acessibilidade e permanência; promoção de ações de internacionalização, entre outras.

Apresentação da DPPG – Estrutura organizacional

Avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu (discente e docente)


A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio da Coordenação de Avaliação e Regulação da Pós-Graduação (CAVPG), sob responsabilidade da servidora Patrícia Fonseca de Souza, torna público o resultado da Avaliação Institucional da Pós-Graduação para o período 2021-2024. Os questionários foram aplicados aos docentes e discentes de todos os Programas de Pós-Graduação do CEFET-MG por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA/CEFET-MG).

A seguir, apresentam-se os links dos Painéis em Power BI com os gráficos gerados a partir dos dados de Discentes e Docentes. 

Painel Discentes

Painel Docentes

 

Egressos da Pós-Graduação


No CEFET-MG, o Acompanhamento de Egressos é um macroprocesso da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário, por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Carreiras (CDCA), tendo por objetivo promover ações voltadas para o processo de conhecimento, avaliação, acompanhamento e desenvolvimento da realidade profissional e acadêmica dos ex-alunos oriundos de qualquer um dos cursos da Instituição, visando subsidiar o planejamento, bem como a definição e a atualização das políticas acadêmicas da Instituição.

Marcos Institucionais do Acompanhamento de Egressos no CEFET-MG:

Políticas Afirmativas de inclusão, permanência e acessibilidade


A política afirmativa de cotas na pós-graduação stricto sensu foi regulamentada no CEFET-MG em 2022 com o objetivo de promover a inclusão e a equidade no acesso de pessoas negras (pretas e pardas), indígenas e com deficiência aos seus cursos de pós-graduação stricto sensu. Ela estabelece que sejam reservadas, no mínimo, 30% do total de vagas dos processos seletivos de alunos regulares para cada curso de mestrado e doutorado a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas e com deficiência.

Além disso, no que concerne à concessão de bolsas de mestrado e doutorado, desde que observados os critérios das agências de fomento, da DPPG e dos Programas de Pós-Graduação do CEFET-MG, deverão ser priorizados os alunos cotistas sobre os demais alunos regulares candidatos às bolsas quando verificada situação de vulnerabilidade social e financeira.

Regulamento de Ações Afirmativas – Resolução CEPE 07/22, de 29 de julho de 2022 -Regulamento do Programa de Ações Afirmativas para a Pós-Graduação stricto sensu do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. 

Permanência e Êxito

Aos discentes da pós-graduação stricto sensu do CEFET-MG, destinam-se atualmente os Programas Institucionais de:

i) Bolsas de Mestrado e Doutorado do CEFET-MG (Resolução CD n. 32/22) – concede bolsas de mestrado e doutorado aos programas de pós-graduação stricto sensu do CEFET-MG com recursos do próprio orçamento;

ii) Auxílio Financeiro à Participação em Eventos (Portaria DIR n. 158/13) – fornece auxílio financeiro aos discentes da Instituição para apresentarem seus trabalhos em eventos, quando não há disponibilidade de recursos no âmbito do PROAP; e

iii)  Programa de Alimentação – gerido pela Diretoria de Desenvolvimento Estudantil (DDE), atende aos alunos da pós-graduação, assim como os estudantes dos outros níveis de ensino da Instituição, por meio do fornecimento de almoço e jantar subsidiados (cerca de 75% do valor de custo das refeições é pago pelo CEFET-MG), nos restaurantes próprios dos campi de Araxá, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Nova Gameleira, Nova Suíça e Varginha.

Relatório sobre a Permanência e o Êxito dos Estudantes da Pós-Graduação Stricto Sensu – monitoramento e avaliação dos resultados e impactos dos programas de permanência estudantil voltados para a pós-graduação.

Acessibilidade

No CEFET-MG, os estudantes com necessidades educacionais específicas são atendidos pelo Núcleo de Acessibilidade e Apoio à Inclusão/NAAPI nos campi do CEFET-MG (guia de orientações sobre o NAAPI).

O NAAPI, criado pela Portaria DIR n.º 530/2022, promove as condições necessárias para o acesso, a permanência, a participação, o desenvolvimento da aprendizagem, a eliminação de barreiras de acessibilidade e a inclusão plena de estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas, no âmbito do respectivo campus.

Internacionalização CEET-MG


Programa Pesquisador Convidado: incentiva a participação de pesquisadores estrangeiros como membros estratégicos de projetos de pesquisa do CEFET-MG, bancas de defesa, como parceiros de proposição de projetos a fundos de financiamento internacionais; e coorientadores de alunos de mestrado e doutorado do CEFET-MG, entre outras ações. Especificamente, o CEFET-MG financia a vinda de pesquisadores estrangeiros para trabalharem nos PPGs durante curtos períodos (máximo de 10 dias).

Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Mestrado e Doutorado Sanduíche no Exterior

Acordos Internacionais

Repositório Institucional – RI/CEFET-MG


Política Informacional do Repositório Institucional – Resolução CD No 20, de 17 de julho de  2024.

Link para o Repositório Institucional do CEFET-MG

Financiamentos Institucionais (Programas de Fomento)


Discentes

Aos discentes da pós-graduação stricto sensu, destinam-se os Programas Institucionais de:

i) Bolsas de Mestrado e Doutorado do CEFET-MG (Resolução CD n. 32/22).

Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Mestrado e Doutorado

ii) Auxílio Financeiro à Participação em Eventos (Portaria DIR n. 158/13) – fornece auxílio financeiro aos discentes da Instituição para apresentarem seus trabalhos em eventos, quando não há disponibilidade de recursos no âmbito do PROAP.

Programa de Auxílio à Participação de Discentes em Eventos

Docentes

Aos docentes do CEFET-MG, estão disponíveis os Programas Institucionais de fomento:

i) Melhoria Qualitativa da Produção Científica – PROMEQ (Resolução CD n. 70/12): propicia o fomento para tradução e revisão de artigos em periódicos editados em língua inglesa;

ii) Programa Institucional de Apoio à Participação de Servidores em Eventos Técnico-Científicos, no País e no Exterior: concede auxílio financeiro aos servidores para participarem e apresentarem seus trabalhos em eventos técnico-científicos, em conformidade com a Resolução CD n. 07/23 (eventos no País) e com a Resolução CD n. 08/23 (Eventos no Exterior) e com a Instrução Normativa DPPG 04-2024.

Programa Institucional de Melhoria Qualitativa da Produção Científica – PROMEQ

Programa Institucional de Auxílio Individual para Apresentação em Eventos

Dados sobre o Fomento à Pesquisa e Pós-Graduação 2020-2024


Tabela com os Investimentos pelos Programas de Fomento da DPPG_2020-2024

Quantitativo de Alunos Matriculados e de Defesas da Pós-Graduação 2021-2024

Painel – Alunos ingressantes e matriculados versus Defesas

 

DOCUMENTOS DA CAPES

Calendários CAPES


Portaria nº 379, de 17 de dezembro de 2024 – Calendário do processo de Avaliação de Permanência 2021-2024 e das atividades da avaliação da pós-graduação stricto sensu para o ano de 2025.

Resumo:

Envio do Coleta pelos Coordenadores: 24/03/25

Envio à Capes pela DPPG: 31/03/2025

Módulo Destaques: 1 a 30 de abril/25

Parâmetros e Procedimentos da Avaliação Quadrienal CAPES


Portaria nº 39, de 27 de Fevereiro de 2025 – Altera a Portaria Capes nº 122, de 5 de agosto de 2021, que consolida os parâmetros e os procedimentos gerais da Avaliação Quadrienal da pós-graduação stricto sensu no Brasil de 2025, e dá outras providências.

Portaria CAPES 122-21 alterada pela Portaria CAPES 39-25 – Consolida os parâmetros e os procedimentos gerais da Avaliação Quadrienal de Permanência da pós-graduação stricto sensu no Brasil.

Ficha de Avaliação – CAPES


Ficha de Avaliação

Link para as Áreas da Avaliação da CAPES

Orientações para o Coleta CAPES


Fluxo de ações para a Avaliação Quadrienal 2021-2024 – Capes

Curso Coleta – Curso ofertado pela Capes

Módulo I

https://youtu.be/CNX13d9wGwk?si=tzc5vDHOy6CF4hRi

Módulo II

https://youtu.be/hdBupj-jVC4?si=hU3ftdj6x4SfljhE

Módulo III

https://youtu.be/AMK9T7WupYs?si=gjeQ-RCL97pz6eOF

Outros vídeos

Link para o acesso ao PodCAPES

Destaques – Coleta Capes (Indicação de 1o a 30 de abril de 2025)


Boletim Sucupira 44_Destaques

Documentos da Quadrienal 2017-2020


Orientações sobre o processo avaliativo – Informativo 01

Orientações sobre o processo avaliativo – Informativo 02

Manual Coleta Capes – v3.32.0 27maio/2020

Tutorial do Coleta Sucupira

Relatórios Técnicos CAPES


Relatório – Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação

Relatório – Impacto e Relevância Econômica e Social

Relatório – Inovação e transferência de conhecimento

Relatório – Produção Técnica

Relatório – Internacionalização

Relatório – Modalidade EaD

Qualis Artístico Classificação de Eventos

Proposta de Classificação de Livros-Qualis Livro

Qualis Periódicos

Equivalência entre Conceitos e Notas

AÇÕES INSTITUCIONAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Ensino Remoto Emergencial (ERE) 2020-2021


Regulamentação do ERE

CEPE

RESOLUÇÃO CEPE 02/20 – Implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no CEFET-MG.

CPPG

RESOLUÇÃO CPPG 009/2020 – Diretrizes para a retomada das atividades letivas na pós-graduação por meio do ERE

RESOLUÇÃO CPPG 008/2020 – Regulamento para a realização de Bancas Examinadoras com participação remota.

RESOLUÇÃO CEPE  009/20 – Homologa a Resolução CPPG-008/2020.

Bolsas de Mestrado e Doutorado do CEFET-MG

Comunicado sobre a Prorrogação de Bolsas de Mestrado e Doutorado

Informações Institucionais sobre o ERE

https://www.cefetmg.br/coronavirus/

https://www.cefetmg.br/ensino-remoto-emergencial/ 

Reflexões,  Ações e Avaliação do ERE


Retrospectiva sobre o ERE na Instituição

https://www.cefetmg.br/noticias/retrospectiva-secom-lanca-jornal-e-revista-com-reflexoes-sobre-ensino-remoto-e-pandemia/

Boletim Diagrama

https://www.cefetmg.br/wp-content/uploads/2020/12/jornal_edicaoespecial_ERE-finalizado.pdf

Edição especial da Revista Túnel

https://issuu.com/lucianavilhena/docs/revista_tunel_4_c