CEFET-MG

Auxílio Financeiro a Discentes

 

Auxílio Financeiro a Discentes pelo PROAP/CAPES


O PROAP (Programa de Apoio à Pós-Graduação) é um programa da CAPES que se destina ao custeio de atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito de programas de pós-graduação. As atividades devem se relacionar aos estudos e produção de dissertações e teses, bem como à manutenção e desenvolvimento dos programas de Pós-Graduação stricto sensu avaliados pela CAPES.

Cada programa de pós-graduação stricto sensu do CEFET-MG recebe, anualmente, um valor definido pela CAPES, por meio de uma fórmula específica, que leva em conta fatores como: número de bolsistas por programa; área de conhecimento e valor custeio/aluno em função da avaliação do curso e recursos orçamentários.
Dentre os itens financiáveis pelo programa encontram-se atividades como fomento à participação de alunos e professores em eventos técnico-científicos nacionais e no exterior, desde que possuam relação estreita com as atividades desenvolvidas no âmbito do curso de Pós-Graduação e que atendam aos critérios estabelecidos pelo regulamento do Programa.
Para a submissão de solicitações referentes ao Programa, o interessado deverá providenciar documentação e preenchimento de formulários específicos e encaminhá-los à secretaria da coordenação do programa ao qual está vinculado. Para informações acerca dos demais itens financiáveis pelo Programa, consultar a Portaria CAPES Nº 156/2014, que rege o Programa.
Seguem abaixo os documentos referentes a este Programa:

 

Auxílio Financeiro a Discentes pelo CEFET-MG


O CEFET-MG concede auxílio financeiro aos discentes da Instituição para apresentarem seus trabalhos em eventos, por meio do Programa de Auxílio à Participação de Discentes em Eventos (Portaria DIR-158/13 de 04 de março de 2013).

É importante ressaltar que o processo contendo o pedido de auxílio deverá ser encaminhado à Diretoria Especializada correspondente ao nível de ensino do discente (Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação: alunos de mestrado e doutorado; Diretoria de Graduação: alunos de graduação;  Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica: alunos dos cursos técnicos de nível médio).

No caso dos alunos de pós-graduação, o Programa de Auxílio à Participação de Discentes em Eventos entrará como uma complementação aos recursos do PROAP, a ser gerenciado pela Coordenação de cada Programa de Pós-Graduação stricto sensu.

Seguem abaixo os documentos referentes a este Programa: