Programa de Pós-Graduação em Administração
Última modificação: Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) do CEFET-MG oferece o curso de mestrado e de doutorado.
LINHAS DE PESQUISA
Linha 1: Processos e sistemas decisórios em finanças, produção e operações
Os estudos desta linha de pesquisa buscam a eficiência dos sistemas e processos de tomada de decisão nas organizações. Para isso, propõem e aplicam (e/ou refutam) modelos, métodos e ferramentas para auxílio à tomada de decisão dos stakeholders internos (da organização) e os do ambiente externo, que lhes permitam identificar os fenômenos organizacionais, incluindo o risco e a incerteza, e lidar com eles.
O escopo central da linha consiste em contribuir para o avanço do conhecimento em processos e sistemas decisórios, aplicando diferentes perspectivas teóricas e empíricas, análise de dados, otimização e simulação e métodos quantitativos para o encaminhamento de questões relacionadas a(o): tomada de decisão baseada em valor, ambiente do tomador de decisão, condições de otimização para diferentes modelos de avaliação (valuation), finanças (corporativas, de mercado, públicas e internacionais), avaliação de investimentos, eficiência de mercado, estrutura de capital e capital de giro, gestão de riscos, governança corporativa, ESG (Environmental, Social and Governance), finanças comportamentais, finanças computacionais, modelos de determinação de preço de ativos financeiros, microestrutura de mercado, controladoria, gestão de custos, sistemas contábeis para auxílio à tomada de decisão, planejamento financeiro e contábil, planejamento da produção e operações, pesquisa operacional, modelagem matemática e computacional. Nessa perspectiva são aplicados conhecimentos (teorias, modelos, métodos e ferramentas) de outras áreas, em especial, contabilidade, economia, computação, matemática, estatística e econometria.
Linha 2: Processos e sistemas decisórios nas dimensões dos sujeitos, agentes, organizações e sociedade
Os estudos desta linha objetivam consolidar e avançar o conhecimento sobre processos e sistemas decisórios nas dimensões dos sujeitos, agentes, organizações e sociedade. As pesquisas desta linha possuem foco nas características psicossociais e nos aspectos subjetivos e cognitivos dos diversos atores envolvidos nas tomadas de decisão, na disponibilidade de sistemas e dos instrumentos de apoio à decisão, no tipo de arranjo organizacional, na estrutura socioespacial e em outras dimensões de análise do campo.
As decisões são inerentes às ações humanas. São resultado de tensões entre agentes, estruturas, mercado e sociedade e ocorrem em contexto de subjetividade e complexidade na produção e reprodução de normas e valores materiais e imateriais.
Compreende estudos de caráter multi, inter e transdisciplinar que permitam avançar na discussão das múltiplas instâncias, prerrogativas, disfuncionalidades e consequências da tomada de decisão, dos níveis micro ao macro, sejam articuladas em relação aos sujeitos, às estruturas organizacionais, às redes organizacionais, à dinâmica socioespacial e aos múltiplos fatores e elementos ligados à cultura, subjetividade, diversidade e ética. Abarca perspectivas teóricas, metodológicas e práticas de disciplinas relacionadas aos estudos do trabalho e dos sujeitos, das teorias organizacionais, da economia comportamental, dos recursos humanos, do empreendedorismo, da inovação, do marketing, da administração pública, da produção e do espaço geográfico.
Para maiores informações Acesse aqui.

Serviço de e-mail