MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

COMUNICADO – Atividades de Pesquisa e Pós-Graduação durante a greve dos servidores

Segunda-feira, 22 de abril de 2024
Última modificação: Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Atividades de Pesquisa e Pós-Graduação durante a greve dos servidores do CEFET-MG (Docentes e Técnico-Administrativos)

À comunidade acadêmica envolvida nas atividades de pós-graduação e pesquisa,

Na semana passada, o Conselho Diretor do CEFET-MG decidiu suspender as atividades de ensino dos cursos técnicos de nível médio e dos cursos de graduação em todos os campi da Instituição, com efeitos retroativos a 15 de abril, até que haja condições para a sua retomada (Deliberação CD n. 14/24, de 18 de abril de 2024). Dessa forma, tendo em vista que as atividades acadêmicas da pós-graduação não foram afetadas pela Deliberação do Conselho Diretor, salientamos que as atividades de ensino da pós-graduação não estão suspensas.

Em resumo:

1 – Aulas e demais atividades da pós-graduação stricto sensu

Calendário da Pós-Graduação: A Deliberação CD n. 14/2024 não suspendeu as atividades acadêmicas da pós-graduação.

Aulas da Pós-Graduação: Embora as atividades de ensino da pós-graduação não estejam suspensas, os professores têm a prerrogativa de aderirem ou não à greve. Portanto, podem ou não suspender as aulas de suas disciplinas na pós-graduação. O docente que aderir à greve deverá comunicar a sua decisão oficialmente à coordenação do curso e aos alunos das suas disciplinas. As coordenações dos Programas de Pós-Graduação devem auxiliar nas comunicações aos alunos. Nos casos de adesão, quando a greve docente for encerrada, a reposição das aulas perdidas será tratada pelos órgãos colegiados competentes.

Defesas de dissertação e tese/qualificações de mestrado e doutorado: Como o calendário da pós-graduação não está suspenso, essas atividades podem prosseguir normalmente. Os prazos regulamentares para defesa de dissertações (24 meses) e teses (48 meses) não foram alterados.

Bolsas de Mestrado e Doutorado: Não haverá prorrogação excepcional dos prazos de vigência de bolsas de mestrado e doutorado em decorrência da greve.

Processos seletivos: Os editais de cada Programa de Pós-Graduação definem o calendário próprio para seus processos seletivos de alunos regulares e especiais, os quais são apreciados pelo Conselho de Pesquisa e Pós-graduação. A decisão sobre manter ou alterar os cronogramas dos processos seletivos de alunos regulares e especiais cabe ao Colegiado de cada Programa de Pós-Graduação.

As atividades relacionadas à Pós-graduação Lato Sensu estão sendo conduzidas normalmente.

2 – Atividades de pesquisa: as atividades de pesquisa não foram suspensas pelo Conselho Diretor.

A execução dos cronogramas das atividades de pesquisa é responsabilidade dos envolvidos nos projetos de pesquisa, cabendo a eles acordarem qualquer alteração do cronograma com seus financiadores, no caso de pesquisa com financiamento externo.

Atividades de Iniciação Científica: A deliberação CD n. 14/24 não suspendeu as atividades de Iniciação Científica.

Prazo das Bolsas de Iniciação Científica: Os prazos das bolsas dos Programas de Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior (PIBIC, PIBITI e PIBIC-JR) não serão alterados.

Editais de Iniciação Científica: Os editais dos programas de fomento à Iniciação Científica serão lançados dentro dos prazos tradicionais, conforme calendário das agências de fomento para a implementação das bolsas IC.

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/CEFET-MG): O CEP dará continuidade às suas atividades durante o período de greve, desde que suas atividades sejam reconhecidas como serviço essencial por decisão do movimento grevista docente e dos TAEs.

3 – Atividades Administrativas da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Os processos eletrônicos encaminhados à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação por meio do SIPAC continuam a ser analisados. Entretanto, devido à greve dos servidores técnico-administrativos, poderá ocorrer demora na tramitação, sendo priorizados os processos cuja tramitação seja urgente.

Por fim, reafirmamos o nosso compromisso com o diálogo de maneira que nossas ações possam orientar efetivamente as atividades da pesquisa e pós-graduação nesse período de greve. A DPPG respeita e valoriza seus professores, servidores técnicos e estagiários, cuja dedicação, ao lado dos estudantes, é fundamental para que a instituição mantenha a sua excelência no ensino e na pesquisa.

Cordialmente,

Laíse Ferraz Correia

Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação

Cláudio Turani Vaz

Diretor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação