MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

[COMUNICADO] Bolsas de Iniciação Científica do CNPq

Sexta-feira, 4 de setembro de 2020
Última modificação: Sexta-feira, 4 de setembro de 2020

A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio da Coordenação Geral de Programas de Fomento à Pesquisa e Pós-Graduação, vem informar à Comunidade Acadêmica do CEFET-MG a situação das bolsas de Iniciação Científica (IC) e Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No primeiro semestre deste ano, o CNPq abriu editais de seleção de propostas de cotas de bolsas, biênio 2020-2021, para os programas institucionais de bolsas de IC nas modalidades PIBIC, PIBIC-Af (Ações Afirmativas), PIBITI e PIBIC-EM. A DPPG submeteu propostas em todas as modalidades, conforme os calendários dos editais. Os resultados preliminares dessas chamadas foram divulgados entre o final do mês de julho e início do mês de agosto, embora os cronogramas previssem que deveriam ter sido divulgados no início do mês de julho. As propostas do CEFET-MG para o PIBIC, PIBIC-Af e PIBIC-EM constam como aprovadas nesse resultado preliminar. A proposta PIBITI, que teve um problema técnico no sistema em sua submissão, não; apesar do recurso interposto. Na última semana, foram divulgados os resultados finais dos editais PIBIC-Af, PIBITI e PIBIC-EM, restando o do PIBIC ainda sem resultado final. As propostas do CEFET-MG para o PIBIC-Af e PIBIC-EM foram aprovadas com cotas de 01 (uma) e 10 (dez) bolsas, respectivamente. A proposta PIBITI não foi aprovada. No resultado preliminar do PIBIC, foi sinalizada uma cota de 35 bolsas, mas que ainda precisa ser confirmada pelo resultado final.

Além disso, no dia 12/08/2020, o CNPq divulgou nota prorrogando em 30 dias a vigência das bolsas de iniciação científica, que se encerrariam em 31/07/2020. Com isso, as bolsas do CNPq foram encerradas em 31/08/2020. No mesmo comunicado, postergou o início da vigência das novas bolsas para 01/09/2020. Entretanto, até o presente momento, nenhuma bolsa está disponível para implementação na Plataforma Carlos Chagas.

Compreendemos toda angústia que a situação traz para orientadores e orientandos e esperamos resolvê-la o mais brevemente possível, embora para isso dependamos da liberação das cotas de bolsa. Tão logo isso ocorra, as propostas classificadas nos Editais CEFET-MG 33/2020 e 34/2020, dentro do número de bolsas para cada modalidade, serão contempladas.

Para a cota PIBIC-Af (única bolsa), a DPPG fará um edital de seleção específico.

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Coordenação de Fomento