MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

[BOLSAS IC] Implantação de Bolsas da FAPEMIG – Editais 112/2019 e 113/2019

Quinta-feira, 18 de junho de 2020
Última modificação: Quinta-feira, 18 de junho de 2020
Prezadas Professoras e Professores,
 
Neste junho, a FAPEMIG nos restituiu as bolsas de Iniciação Científica que estavam suspensas desde o ano passado. Considerando que essa liberação ocorreu somente agora, e que a implementação deverá ocorrer imediatamente, a DPPG a realizará, ainda neste mês, para os projetos aprovados nos Editais 112/2019 e 113/2019. Para tanto, considerará a classificação final dos referidos editais. No total o CEFET-MG dispõe de 81 bolsas PIBIC e 177 bolsas PIBIC-Jr.
 
As 10 bolsas PIBIC e 70 bolsas PIBIC-Jr que já vinham sendo pagas pelo CEFET-MG estão sendo substituídas por bolsas FAPEMIG. Em alguns casos, o procedimento já foi realizado. Nos demais, é necessário apenas que o professor e o discente se cadastrem, caso ainda não o sejam, na plataforma EVEREST, não havendo necessidade de reenvio de documentação.
 
Para as demais propostas classificadas no Edital 112/2019, dentro do número de bolsas liberadas (71 propostas subsequentes), e respeitada a concessão de 1 bolsa por professor, o sistema SINAPSE será reaberto entre os dias 23/06 e 30/06 para que os proponentes possam indicar os bolsistas e anexar a documentação exigida (histórico, identidade, cpf, comprovante de conta bancária, etc. – ver lista completa no item 10.3 do edital) . O professor e o discente que não possuam cadastros na plataforma EVEREST deverão providenciá-lo.
Da mesma forma, para as demais propostas classificadas no Edital 113/2019 o sistema SINAPSE também será reaberto entre os dias 23/06 e 30/06 para que os proponentes possam indicar os bolsistas e anexar a documentação exigida (histórico, identidade, cpf, comprovante de conta bancária, etc. – ver lista completa no item 10.3 do edital ). O professor e o discente que não possuam cadastros na plataforma EVEREST deverão providenciá-lo.

Como o número de projetos aprovados no edital do PIBIC-Jr é menor que o número de bolsas disponíveis, todas as propostas serão contempladas. Os projetos mais bem classificados que tenham solicitado dois bolsistas poderão, excepcionalmente, indicá-los em virtude de uma pequena sobra de bolsas em relação ao número de projetos aprovados. Os proponentes devem verificar no sistema SINAPSE, durante o prazo de indicação, se poderão indicar um segundo bolsista.

Por fim, embora as bolsas estejam sendo implementadas tardiamente, sua vigência se encerra em 28/02/2021.