MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Criação

A criação de um Grupo de Pesquisa, com seu respectivo cadastro no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, dá maior visibilidade à sua produção e permite, ainda, compartilhar informações acerca das pesquisas em andamento no CEFET-MG. Para alguns editais da Instituição, a participação do solicitante em grupos de pesquisa cadastrados no CNPq é um requisito necessário.

A criação de Grupo de Pesquisa, visando o seu registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq como grupo certificado pelo CEFET-MG, se efetiva, basicamente, pelos seguintes passos:

1. O pesquisador interessado na criação do grupo envia mensagem para a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação: diretoria@dppg.cefetmg.br, com informações a respeito do grupo a ser criado:

  • Nome do grupo;
  • Área de atuação/linhas de pesquisa;
  • Pesquisadores – e suas afiliações (no mínimo 2 servidores efetivos do CEFET-MG);
  • Alunos – a participação de alunos é obrigatória;
  • Nome do líder – o líder deverá ser um pesquisador-doutor. Um doutor só poderá liderar um grupo.

Tanto pesquisadores quanto alunos deverão ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes e atualizado, pelo menos, no período dos últimos 120 dias.

2. A DPPG avalia a pertinência da criação do grupo. Em caso afirmativo, faz-se o cadastro do líder no diretório do CNPq.

3. O líder cria o grupo no diretório, informando nome, área de atuação, entre outros dados. O grupo fica aguardando a certificação.

4. A DPPG confronta as informações apresentadas no diretório com aquelas apresentadas na solicitação de criação do grupo e, estando tudo de acordo, certifica o grupo.

Para criar um Grupo de Pesquisa ou atualizar as informações de um Grupo de Pesquisa existente, clique aqui.