Perguntas Frequentes
Última modificação: Sexta-feira, 16 de maio de 2025
O que é Iniciação Científica?
A Iniciação Científica (IC) é um programa que visa introduzir os estudantes à pesquisa científica, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e a formação de novos pesquisadores. Ela é realizada sob a orientação de docentes e pode ocorrer com ou sem bolsa, abrangendo alunos de graduação e, no caso da IC Júnior, também estudantes do ensino médio técnico.
Quantos e quais editais são publicados por ano?
Por ano são publicados 2 editais, sendo um por semestre. Esses editais são divulgados pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG) e detalham os critérios e prazos para submissão de projetos.
Quis são os principais motivos de reprovação dos projetos?
– Currículo Lattes desatualizado há pelo menos 3 meses;
– Inadequação do projeto aos critérios estabelecidos pelo edital;
– Documentação incompleta ou incorreta.
É possível inserir planos de trabalho para alunos após o fim das inscrições no edital?
Após o fim das inscrições não é possível adicionar nenhum tipo de plano de trabalho (bolsista ou voluntário), pois os planos de trabalho devem ser avaliados pela Comissão de Iniciação Científica, e esse processo de avaliação acontece antes das inscrições nos projetos.
Como indicar um aluno que ainda está vinculado a algum projeto em andamento?
A indicação de um aluno que ainda participa de outro projeto só poderá ser feita após a finalização do projeto ao qual ele está vinculado. Portanto, somente é possível indicar alunos que não estejam ativamente envolvidos em outro projeto.
Reforçamos que, em alguns casos, o aluno pode estar próximo de concluir sua participação em um projeto e demonstrar interesse em integrar um novo. Nesses casos, solicitamos que o(a) orientador(a) aguarde o término do período de vigência do projeto atual. O intervalo entre a finalização de um projeto e o início do período de inscrições para outro é estrategicamente planejado, justamente para que estudantes em fase de conclusão estejam aptos a serem indicados para novos projetos.
Como substituir um aluno (bolsista ou voluntário)?
O tutorial está disponível no site da DPPG.