[COMUNICADO DPPG] Orientações e Diretrizes referentes aos projetos dos programas PIBIC, PIBITI, BIC-JR e PICV durante a suspensão das atividades presenciais
Quarta-feira, 20 de maio de 2020
Última modificação: Quarta-feira, 20 de maio de 2020
Programa Institucional de Iniciação Científica
Editais vigentes:
- Edital DPPG No 37/19, de 26 de abril de 2019 – PIBIC e PIBIT CNPq e PICV do CEFET-MG.
- Edital DPPG No 38/19, de 26 de abril de 2019 – PIBIC-EM do CNPq e PICV-Jr do CEFET-MG.
- Edital DPPG No 112/19, de 15 de outubro de 2019 – PIBIC e PICV do CEFET-MG.
- Edital DPPG No 113/19, de 15 de outubro de 2019 – PIBIC-Jr e PICV-Jr do CEFET-MG.
Prezados orientadores de projetos de iniciação científica,
Gostaríamos, antes de tudo, de reiterar o nosso compromisso com as determinações de nossa Instituição e de órgãos superiores para garantir o isolamento social durante o período de emergência em saúde pública ocasionado pela COVID-19. Considerando que todas as atividades presenciais estão suspensas na nossa Instituição, conforme MEMO DG/CEFETMG No 140/2020, de 19 de março de 2020, apresentamos-lhes, a seguir, diretrizes e recomendações para a realização das atividades concernentes aos projetos de iniciação científica durante o período de isolamento social:
1 – Todas as atividades da Coordenação de Fomento da DPPG estão sendo realizadas remotamente; as comunicações e solicitações devem ser encaminhadas aos emails: fomento@cefetmg.br ; auxilio@cefetmg.br.
2 – A continuidade de todas as pesquisas, cujas naturezas permitam a realização na forma remota, sem prejuízo do isolamento social, é recomendada e instigada.
3 – A orientação dos bolsistas de iniciação científica deve ser mantida remotamente nos casos em que os estudantes tenham acesso à internet e a computadores em suas residências. Em caso contrário, as atividades de pesquisa dos estudantes devem ser interrompidas.
4 – Os prazos de vigência dos projetos de pesquisas aprovados nos editais acima referidos estão mantidos (não haverá prorrogação).
5 – Os pagamentos dos bolsistas de iniciação científica contemplados nos editais acima referidos estão mantidos durante a vigência das bolsas, conforme definições das agências de fomento e da DPPG.
6 – Nos casos de impossibilidade de execução do projeto de pesquisa contemplado com bolsa de iniciação científica, o período de suspensão das atividades presenciais no CEFET-MG (a partir de 16 de março de 2020) poderá ser suprimido do plano de trabalho do bolsista e do cronograma quando da entrega do relatório final. Nesses casos, o orientador deve apresentar a justificativa para o impedimento de realização da pesquisa nesse período.
7 – Os prazos para entrega dos relatórios finais dos projetos de iniciação científica estão mantidos.
8 – A emissão dos certificados para os bolsistas de iniciação científica permanece condicionada à apresentação da pesquisa durante a Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG. Poderão ser apresentados resultados parciais, obtidos fora do período de isolamento, desde que justificada a alteração do plano de trabalho. O formato e as condições de realização da Semana C&T de 2020 serão definidos e informados oportunamente.
9 – Os lançamentos de novos editais de seleção de bolsistas de iniciação científica estão mantidos e serão divulgados no sítio eletrônico do CEFET-MG e da DPPG oportunamente.
O programa de iniciação científica, que tem como objetivo contribuir para a formação do estudante mediante sua inserção no ambiente de pesquisa, representa importante fonte de aquisição e aprimoramento de conhecimentos. Embora muitas das atividades de pesquisa possam estar impossibilitadas durante o isolamento social – sobretudo aquelas que dependam da estrutura institucional de pesquisa, como as que envolvem experimentos em laboratórios –, destacamos a importância para o aprendizado de etapas da pesquisa que requerem a leitura e a reflexão e que, em alguma medida podem ser continuadas, desde que os estudantes tenham acesso à internet e a computadores em suas residências, por exemplo: revisão de literatura; elaboração de bases de dados com informações obtidas de fonte secundária, ou que possam ser coletadas por meio digital; redação de artigos a partir de resultados obtidos anteriormente na pesquisa.
As nossas ações serão atualizadas na medida da chegada de novas informações de agências de fomento à pesquisa e/ou de alteração na situação de isolamento social.
Cordialmente,
Prof. Dr. Conrado de Souza Rodrigues
Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação |
Profa. MSc. Joana Ancila Pessoa Forte Avelino
Coordenadora de Fomento |